Thássia Naves

11.07.2013

Dicas práticas de Marrakech!

Meninas, antes de embarcar para cá, recebi das meninas da Iorane uma série de dicas bacanas e super importantes para quem está vindo para Marrakech nessa época do ano! Eu como “novata” na cidade achei as dicas super preciosas e sinceramente, me ajudaram bastante na hora de me organizar para vir!

Untitled-1

Vamos lá:

* O fuso horario de Marrakech é de 3hs para frente, em relação ao horário de Brasília. Ajuste o seu relógio!

* Roupas recomendáveis: nesta época do ano (Ramadan***), recomenda-se as mulheres a não usar regatas e ter sempre uma pashimina em mãos, caso precise se cobrir para entrar em algum lugar. Podemos usar roupas curtas, mas vamos evitar o que for muito curto ou decotado.

* O que não não pode faltar na mala: óculos escuros, chapéu, biquíni (roupa de piscina) e álcool gel. O calor na cidade vermelha pode te deixar literalmente da mesma cor, por isso não se esqueça do protetor solar!

* A moeda local é o Dirham:
$ 1,00 = 8 a 9 Dirham
R$ 1,00 = 3,82 Dirham

Você pode trocar o seu dinheiro aqui no Brasil por Euros, e lá é só trocar por Dirham.

* About drinks: o Marrocos tem leis rígidas que regem a venda de bebidas alcoólicas, mas a maioria dos hotéis e restaurantes frequentados por turistas são autorizados a vender bebidas. No entanto, não se surpreenda se visitar bares ou restaurantes onde o alcoól é servido somente aos que estão na parte de dentro, e não para aqueles que se sentam em mesas ao ar livre. Durante o Ramadan principalmente, é imposto que os turistas não sejam vistos bebendo em público.

* Palavrinhas que você vai ouvir bastante:

Oi = Salam
Tchau = Ma’a salama
Desculpa = Aasef
Obrigado = Shokran
Por favor = min fudlika (masc.) ou min fudliki (fem.)
Sim = Na’am
Não = Laa
Bom dia = Sabah el kheer
Boa tarde = Masaa el kheer
Boa noite = Tosbeho/ tosbeheena (fem.)
Onde é o banheiro? = Ayna ajedu al merhaad?
Quanto isso custa? = Kam howa thamanoh?
Licença = Alma’derah
Feliz Ramadam = Ramadan mobarak!
Souk = Mercado

*** A religião no Marrocos é peça-chave nesse quebra-cabeça de tradições tão particulares. Predominantemente islâmica sunita vale a pena lembrar que vamos chegar no país em um momento muito especial e peculiar para os muçulmanos: o Ramadan (fala-se “ramadã), que é um feriado não fixo que se movimenta a cada ano e corresponde ao 9º mês do calendário lunar muçulmano. Neste mês os muçulmanos jejuam durante a luz do dia, como uma forma de se sacrificar e “sentir as necessidades dos outros”. É um período de se concentrar na fé e não nas preocupações cotidianas. Por isso, durante o Ramadan várias restrições são rigidamente feitas nas vidas diárias dos muçulmanos. Não é permitido comer (nem ao menos um chicletes) ou beber durante as horas que se tem luz do dia; fumar e manter relações sexuais, assim como qualquer contato físico para os mais ortodoxos. Ao término de cada dia esse jejum é finalizado com uma oração, água e tâmaras. À noite, é habitual que os muçulmanos saiam com a família para visitar amigos e familiares, comemorandose cada jantar com muita fartura, em grandes festas. O jejum é retomado na manhã seguinte, antes do sol nascer.

Super bacanas as dicas não é meninas?! Eu amei saber de tudo isso, e vocês?!

Bisou, bisou!