“Este risoto foi uma tentativa de reprodução de um dos melhores risotos que já comemos na vida! Foi em um restaurante chamado Divino em Hvar na Croácia, que é um dos poucos países que podemos achar trufas, você poderá ler este post completo no Do Pão ao Caviar.
Para essa receita nós usamos as trufas frescas que minha irmã trouxe da Itália. Dificilmente as trufas frescas são encontradas para vender aqui no Brasil, pois elas estragam muito rápido e são achadas apenas em uma curta época do ano.
Temos muitos cremes e purês de trufas que podem ser usados como substitutos neste risoto, já as trufas em conserva eu não recomendo, pois acho que não são saborosas. Caso você queira acentuar o sabor da trufa, finalize o prato com um pouco de manteiga de trufa ou azeite trufado.
Esperamos que gostem desta receita e aproveitem o feriado (quarta-feira dia 20) para testá-la!
Grande beijo Ana e Zé ( Do Pão ao Caviar)”
Ingredientes:
• 4 Colheres (sopa) de manteiga.
• 1 Cebola picada.
• 400 g de arroz italiano Arbóreo.
• 2 Copos de vinho branco seco.
• 1 Trufa negra fresca tamanho médio. (Pode ser substituída por um bom creme de trufas)
• 3 Tabletes de caldo de carne.
• 2 maças grandes picadas (A verde fica ótima também)
• 100 g de macadâmias quebradas ( Pode ser substituída por pinólis)
• 150 g de queijo parmesão ralado
Modo de Preparo:
1. Em uma panela, leve ao fogo metade da manteiga, a cebola e deixe ficar transparente, adicione o arroz frite por 2 minutos e adicione o vinho.
2. Deixe evaporar e acrescente um pouco de caldo de carne bem quente, o suficiente para cobrir o arroz.
3. Deixe ferver. Mexendo sempre, vá adicionando mais caldo (concha por concha), à medida que o arroz for secando. Leva aproximadamente 18min.
4. À parte, coloque numa frigideira uma colher (sopa) da manteiga e rale uma boa porção da trufa. Refogue tudo por aproximadamente 2 minutos.
5. Junte esse molho de manteiga (ou o creme de trufas), as maçãs picadas e as macadâmias quebradas ao risoto, no final do cozimento.
6. Acrescente a última concha de caldo, junte o queijo parmesão. Apague o fogo e finalize com o restante da manteiga. Tampe a panela, e deixe descansar por 3 minutos
7. Sirva o risoto e fatie o restante das trufas em cima dos pratos
Obs: O Arroz deve ficar al dente e o tempo de preparo não deve ultrapassar 18 min.
Jesussssssss, morry com a essa receita Ana e Zé! E vocês leitoras, o que acharam!? Aprovadíssimos né?! Quero testar já!
Bisou, bisou!