Em sua Alta-Costura primavera 2020, Dior nos convida a usar a imaginação: e se as mulheres tivessem governado o mundo?
Maria Grazia Chiuri trabalhou com a renomada artista Judy Chicago. A artista criou uma imensa figura de deusa que ela originalmente projetou na década de 1970, mas nunca produziu. Agora, criaram uma distopia para a Dior, um nova versão da nossa história, em que as mulheres governavam.
Banners espalhados pelo salão levantavam diversos questionamentos. Haveria guerras e violência? Haveria pobreza? A natureza seria protegida? Os homens e mulheres seriam fortes? Os pais cuidariam dos filhos de forma igualitária? Deus seria feminino?
Esses banners foram produzidos por meninas em uma escola na Índia, apoiada pela Dior, com o objetivo de capacitar estudantes do sexo feminino em um país onde o bordado é o domínio de um homem. A instalação completa continuará nos jardins do Museu Rodin até 26 de janeiro, permitindo que o público que visita o museu visite a cena artística.
A trilha sonora Ashes to Ashes, de Jenny Hval, sugeria: imaginem o mundo que conhecemos trazido as cinzas e pensem em uma nova versão. Neste sonho, tivemos um passado matricial, de rainhas, imperatrizes, guerreiras e princesas que comandavam a terra.
A abertura do desfile parece nos remeter a Temiscira, a terra da mulher maravilha. Guerreiras e rainhas em armaduras e capas douradas. Mas tudo feito de forma extremamente leve e delicada. Uma alfaiataria impecável!
O desfile evolui para vestidos lisos de silhuetas fluídas, no melhor estilo clássico greco-romano. Palheta de cores clara e natural: nudes, branco, tons de verde, metálicos e terrosos.
Capas e tules delicadamente bordadas, na medida certa para enobrecer a composição. Juntamente com os acessórios, todos estes detalhes remetem à natureza. Como se nesta distopia, as mulheres estivessem muito conectadas ao ambiente.
Apaixonada pela beleza dos acessórios!
Todos os looks realçam lindamente o corpo feminino, sem aprisioná-lo. O resultado foram peças muito usáveis e que se tornam desejo instantaneamente! Um paraíso onde as mulheres são todas livres e rainhas!
A Dior como sempre nos encantando!
Bisou. bisou.