A Dior lançou hoje sua coleção de Alta-Costura Outono Inverno 2020-2021. Devido à pandemia do coronavírus, os desfiles foram todos cancelados, então as marcas tiveram que se reinventar no formato de divulgação das suas coleções.
A Dior produziu um fashion film, entitulado Le Mythe Dior, dirigido por Matteo Garrone, cineasta italiano conhecido por seu trabalho Tales of Tales. A ideia foi trazer o universo mágico da mitologia, para a arte da Alta-Costura.
Para este projeto, a foram confeccionadas peças em miniatura de toda a coleção em manequins de 40 centímetros. A atenção ao detalhe e o alto nível do trabalho artesanal foi elevado à décima potência!
Parte da inspiração vieram de artistas surrealistas, como Lee Miller, Dora Maar, Leonora Carrington, Jacqueline Lamba e Dorothea Tanning. Ao longo da história, as mulheres surrealistas receberam menos que homens, então Maria Grazia Chiuri fez desta coleção uma grande homenagem a estas artistas.
Outra importante inspiração, foi o Teatro da Moda, que existiu na França na época da II Guerra Mundial. Naquele contexto, artistas e estilistas se uniram para reinventar a apresentação da moda em tempos de grande dificuldade.
Hoje, em tempos de pandemia, a Dior apresentou o sonho e a fantasia como forma de escapismo. No filme, as criaturas mitológicas conhecem a Alta-Costura através dos modelos em miniatura. Depois tem as medidas tiradas e por fim, se tornam ainda mais mágicas vestindo as criações da Dior.
Assista ao vídeo completo:
Como é lindo e inspirador o universo da Alta-Costura né?
Thássia Naves.